
A Declaração Política adotada em junho de 2021 na sessão especial da Assembleia Geral contra a corrupção, coloca a educação e formação na área da anticorrupção no centro de uma abordagem holística e multidisciplinar para promover a transparência, responsabilidade, integridade e uma cultura de rejeição da corrupção como base para prevenir e combater a corrupção. A Declaração reconhece o papel que os jovens desempenham como agentes de mudança na criação de uma atmosfera de não-tolerância à corrupção a todos os níveis da sociedade. A Declaração mandata o Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC) para aumentar a consciência e o conhecimento do público sobre a prevenção e o combate à corrupção.
Com base no sucesso das iniciativas Educação para a Justiça (E4J) e a Academia Anticorrupção (ACAD), que se tornaram globalmente reconhecidas pelo seu valor acrescentado no apoio aos beneficiários nos Estados Membros, o UNODC lança a Iniciativa Global para Educação e Empoderamento dos Jovens na área do Combate à Corrupção (GRACE).
A iniciativa GRACE trará à comunidade internacional conhecimentos e experiência de trabalho com educadores, académicos, jovens e autoridades anticorrupção para fomentar uma cultura de rejeição da corrupção.