A banda desenhada (BD) ou histórias em quadrinhos têm um potencial transformador que pode ajudar os jovens estudantes a entender melhor algumas das ameaças mais graves da atualidade à justiça e ao Estado de Direito, assim como a entender os mais urgentes problemas relacionados com o crime no mundo. Com sua linguagem visual universal e a capacidade de envolver seu leitor, a BD/ quadrinhos oferecem uma oportunidade única de abordar questões complexas e de aprimorar as habilidades de alfabetização.

San Servolo é uma série de três histórias focadas no “Objetivo de Desenvolvimento Sustentável” (ODS) número 16, sobre paz, justiça e instituições eficazes. A série de BD/quadrinhos foi desenvolvida com o objetivo de fornecer aos educadores um recurso que combine com os interesses e identidades pessoais dos estudantes e aumente seus esforços em aprender sobre os desafios globais do Estado de Direito.
Os quase quatro milhões de habitantes da ilha de San Servolo estão se preparando para uma celebração histórica: o primeiro ano com uma taxa de criminalidade zero. Essa conquista decorreu das políticas implementadas por Sejaun Tiruud, o jovem e corajoso líder que chegou ao poder após uma profunda crise econômica que resultou em profundo descontentamento social, revoltas populares nas ruas e uma onda crescente de crimes.
Tiago Sayab (19 anos, estudante de economia) e Belen Sayab (17, entusiasta de robótica e programação) são dois irmãos “servolonianos” que experimentaram a transformação social da ilha durante seus anos de formação. Eles têm muito orgulho de fazer parte dessa nova maneira de viver pacificamente. Enquanto se preparam para o "Air and Fire Festival" (Festival do Ar e do Fogo), uma descoberta chocante inicia uma série de eventos que mudarão San Servolo para sempre.